Necessidade De Adaptação Dos Instrumentos De Financiamento De Energia Renovável.
O objetivo principal da presente dissertação é discutir o financiamento do setor de geração renovável no Brasil e analisar os entraves que limitam a maior participação de capital privado nos projetos. Para tanto, apresentamos as nuances do financiamento do setor renovável no mundo e no Brasil, com ênfase nas políticas públicas e nos instrumentos de financiamentos que acompanham este tipo de investimentos.
Foi considerado em detalhe o financiamento dos projetos renováveis a partir do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas (PROINFA) e dos posteriores leilões de compra de energia. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) têm sido o principal financiador dos projetos por meio de empréstimos de longo prazo além de oferecer equity, empréstimos de curto prazo e compra de debêntures de infraestrutura.
Os resultados indicam que no caso de que se deseje uma maior participação de financiamento privado no setor, uma série de entraves devem ser transpassados. Alguns deles estão relacionados com a característica própria da tecnologia renovável, enquanto outros derivam da regulação e do sistema financeiro brasileiro.