Economia da Energia: Fundamentos Econômicos, Evolução Histórica e Organização Industrial
A energia é essencial para a organização econômica e social de todos os países. A produção e o consumo de energia reúnem características técnicas e econômicas peculiares, com consequências para o desenvolvimento econômico-social e o meio ambiente. Por essas razões, a energia ocupa um papel de destaque no processo de definição das estratégias empresariais e na agenda de políticas governamentais. É um tema que está sempre em evidência, pois não há desenvolvimento econômico-social sem o adequado suprimento de energia.
Quais os efeitos macro e microeconômicos dos choques do petróleo? De que forma os efeitos ambientais da produção e uso de energia poderiam ser atenuados? Qual o papel das inovações tecnológicas para a configuração do setor energético? Quais os modos de organização industrial e as formas de regulação mais eficientes
para o setor de energia?
A Economia da Energia é, por definição, um ramo de economia aplicada que tenta oferecer elementos de resposta a essas questões e busca conjugar a análise econômica com as dimensões técnica e político-institucional da energia. Este livro pretende proporcionar ao leitor os instrumentos necessários à compreensão dessas dimensões, bem como o entendimento das relações geopolíticas e dos objetivos de política energética de diferentes países.