Você está aqui: Equipe >    Clarice Campelo de Melo Ferraz

Clarice Campelo de Melo Ferraz

Clarice Ferraz é Professora da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Na UFRJ, integra dois grupos de pesquisa: o Grupo de Estudos em Bioeconomia (EQ-UFRJ) e o Grupo de Economia da Energia, do Instituto de Economia.

Clarice é economista e trabalha com energias renováveis há quinze anos, com foco na inserção de energias renováveis em mercados de eletricidade; aspectos regulatórios dos mercados de energia elétrica; políticas públicas para o setor energético, com ênfase em micro e minigeração distribuídas.

É professora responsável pelo módulo de energias renováveis do MBA em Economia e Gestão da Energia do Instituto COPPEAD/UFRJ. Também lecionou no Curso de Especialização em Políticas Públicas e Gestão Governamental nos Setores Energético e Mineral, ministrado a funcionários do Ministério de Minas e Energia, organizado pela PUC, em 2016.

Clarice Ferraz é Doutora em Ciências Econômicas e Sociais pela Universidade de Genebra (2011). Sua tese de doutorado, que analisa a inserção da bioeletricidade no mercado brasileiro, foi publicada como livro pela Presses Académiques Francophones. É graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal Brasília (2000); Mestre em Public Management pela Universidade de Genebra (2004); e Mestre em Energia (Advanced Master in Energy) pela École Polythecnique Fédérale de Lausanne (EPFL) (2006).