Você está aqui: Equipe >    Edmar Luiz Fagundes de Almeida

Edmar Luiz Fagundes de Almeida

Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Economia Industrial pela Universidade Federal do RIO de Janeiro. Doutor em Economia Aplicada pelo Institut d’Economie et de Politique de l’Energie - IEPE da Universidade Pierre Mendes-France, França (1999). É  Professor Adjunto do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Grupo de Economia de Energia do Instituto de Economia. É Coordenador acadêmico da Área de Concentração em Economia do Petróleo e Gás do PRH-21 ANP, no Instituto de Economia. É membro do Conselho Editorial do boletim eletrônico “Infopetro”. É vice-presidente da Associação Brasileira de Estudos em Energia – AB3E e vice-presidente eleito para assuntos acadêmicos da Associação Internacional de Economia da Energia – IAEE.

Foi Professor visitante da Universidade  Paris XI.  Já atuou como consultor para o Ministério de Minas e Energia do Brasil, a Empresa de Pesquisa Energética – EPE, diversas empresas do setor energético, o Banco Inter-Americano de Desenvolvimento – BID, a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico- OCDE, e o Banco Mundial, entre outras organizações.

Dedica-se desde 1993 ao ensino e pesquisa tendo como principais áreas de interesse: Organização Industrial e Dinâmica das Indústrias de Energia, Regulação e Políticas Energéticas, e Inovação de Desenvolvimento de Mercado de Energia. Desde 1999, o foco principal das pesquisas tem se orientado para a indústria do gás natural.