Você está aqui: Cursos >    Regulação de Monopólios e Mercados

Regulação de Monopólios e Mercados

O curso tem por objetivo oferecer aos alunos um quadro atualizado da teoria da regulação dos mercados caracterizados como serviços públicos que têm como base tecnológica a utilização de redes de infraestrutura de uso comum. Na primeira parte, são apresentadas as motivações e a formulação tradicional da regulação dos monopólios, terminando com a crítica a esta formulação. Na segunda parte, são estudadas as inovações propostas no sentido de estimular a busca da eficiência microeconômica pelos agentes monopolistas, procurando minimizar as intervenções do regulador na operação das empresas (regulação incentivada, regulação "leve"); esta análise examina efeitos desses esquemas sobre eficiência econômica, distribuição do excedente e qualidade dos serviços. Na terceira parte, a análise centra-se na discussão da evolução recente do processo de reorganização industrial nessas indústrias, que tem segmentado as cadeias produtivas e buscado introduzir a concorrência em alguns segmentos. esta evolução recoloca o tema da regulação de forma nova, refletindo especificidades de cada cadeia produtiva.

Para mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação do Instituto de Economia, acesse aqui

HELDER QUEIROZ PINTO JR